Alimentação com Segurança no Verão

Gerenciamento remoto auxilia nos cuidados com produtos perecíveis durante os meses mais quentes do ano

A chegada do verão pode ser sinônimo de férias e diversão, mas por outro lado, quando se trata de alimentação, é preciso redobrar os cuidados. Cabe ao comerciante certificar-se de que, tanto o transporte quanto o armazenamento dos alimentos durante a época mais quente do ano recebam maior atenção, assegurando a qualidade do que é oferecido ao consumidor. Por isso, a equipe da Full Gauge Controls, fabricante de instrumentos para refrigeração, climatização e aquecimento, listou alguns pontos importantes e ferramentas, como os sistemas de gerenciamento remoto, que podem auxiliar neste processo.

Existem alimentos que se forem manipulados e armazenados sem os devidos cuidados ou com a temperatura incorreta, podem trazer sérios riscos à saúde. “Durante a logística, por exemplo, é preciso ficar atento a diversas fontes de calor, como a massa de ar quente existente dentro dos compartimentos de transporte, a circulação de ar e ainda a alta temperatura exterior”, destaca o responsável pelo escritório da Full Gauge Controls nos Estados Unidos, Lucas Marchi. Para ele, alguns pontos que merecem cautela são: controlar o resfriamento prévio do alimento ou ainda no próprio local de transporte, evitar a exposição ao calor por tempo excessivo – durante o processo de carga ou descarga – e ainda a manutenção inadequada da temperatura no trajeto. “Cada tipo de alimento suporta uma temperatura máxima diferente, e não respeitar esses parâmetros pode ocasionar a formação e o crescimento de diferentes tipos de toxinas, nocivas à saúde”, ressalta.

De acordo com a lei brasileira, os meios de transporte e depósitos para produtos perecíveis devem ser equipados com instrumentos para registro e controle frequente da temperatura. Para auxiliar nesta parte do processo existem os softwares supervisórios, grandes aliados no monitoramento das informações a distância. O Sitrad, por exemplo, foi totalmente desenvolvido pela equipe da Full Gauge Controls. O sistema, que se comunica com os controladores da marca, pode ser baixado gratuitamente (www.sitrad.com.br) e não possui nenhum custo de utilização. Para ter acesso às informações é preciso apenas um dispositivo (tablet, computador ou celular) conectado à Internet. Além de gerar relatórios personalizados e armazenar os dados, a ferramenta avisa (por meio de alarmes enviados por sms ou e-mail) quando há alguma alteração nos padrões especificados. “A facilidade de receber um alerta sempre que algum parâmetro estiver fora do que foi estabelecido possibilita que o cliente corrija o problema quase que em tempo real, muitas vezes até remotamente, evitando a degradação e perda da carga em questão” evidencia Marchi.

Desta forma, o gerenciamento remoto concede maior liberdade e tranquilidade para o comerciante, pois mesmo estando distante, ele sabe que será informado sempre que houver algum problema. Facilidades como esta, importantes o ano inteiro, ganham ainda mais relevância em um período marcado por aumentos de estoque, além de férias e, claro, as altas temperaturas. Tudo isso com o objetivo de garantir a excelência dos produtos que chegarão à mesa do consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *