Qualidade do Ar Interno – Limpeza de Dutos de Ar

Poluição do ar interna e os efeitos a saúde

O conhecimento sobre a limpeza do duto de ar está  em evolução, portanto, uma recomendação geral não pode ser oferecida se deve ou não ter  os dutos de ar limpos.

A limpeza de duto nunca demonstrou prevenir problemas de saúde. Nem os estudos demonstram conclusivamente que os níveis de partículas (por exemplo, poeira) nos ambientes aumentam devido a dutos de ar sujos. Isso ocorre porque grande parte da sujeira nos dutos do ar adere às superfícies do duto e não entra necessariamente no espaço de vida. É importante ter em mente que os dutos de ar sujos são apenas uma das muitas fontes possíveis de partículas que estão presentes em casas. Os poluentes que entram na casa, tanto do exterior como das atividades internas, como cozinhar, limpar, fumar ou simplesmente se movimentar podem causar maior exposição a contaminantes do que dutos de ar sujos. Além disso, não há evidências de que uma leve quantidade de poeira ou outra matéria particulada em dutos de ar represente qualquer risco para sua saúde.

Você deve considerar ter os dutos de ar em sua casa limpos se:

  • Existir um crescimento substancial do mofo visível dentro dos dutos de superfície rígida (por exemplo, chapa metálica) ou em outros componentes do seu sistema de aquecimento e arrefecimento. Existem vários pontos importantes a serem compreendidos quanto à detecção de mofo em sistemas de aquecimento e refrigeração:

  • Muitas seções do seu sistema de aquecimento e resfriamento podem não estar acessíveis para uma inspeção visível, então pergunte a equipe de manutenção para mostrar-lhe onde está o mofo observado.
  • Você deve estar ciente de que, embora uma substância pareça mofo, uma determinação positiva ou não pode ser feita somente por um especialista e pode exigir análise laboratorial para confirmação final. A um custo acessível, alguns laboratórios de microbiologia podem dizer se uma amostra enviada para eles é mofo ou simplesmente uma substância que se assemelha a isso.
  • Se você tem os dutos de ar com isolamento térmico e esse material fica molhado ou danificado, ele não pode ser efetivamente limpo e deve ser removido e substituído.
  • Se as condições que causam o crescimento do mofo em primeiro lugar não são corrigidas, o crescimento do mofo se repetirá.

  • Os dutos estão infestados com vermíneas, por exemplo. (roedores ou insetos).

  • Os dutos estão entupidos com quantidades excessivas de poeira e detritos e / ou as partículas são realmente liberadas para os ambiente através de grelhas ou difusores.

Se alguma das condições identificadas acima ocorrer, geralmente sugere uma ou mais causas. Antes de qualquer limpeza, adaptação ou substituição de seus dutos, a causa ou as causas devem ser corrigidas ou o problema provavelmente se repetirá.

Sugerimos a consulta da NBR 15.848 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, onde descreve os procedimentos detalhados para avaliação da necessidade de limpeza e higienização de dutos de ar condicionado.

Algumas pesquisas sugerem que a limpeza dos componentes do sistema de aquecimento e refrigeração (por exemplo, serpentinas de resfriamento, ventiladores e trocadores de calor) pode melhorar a eficiência do seu sistema, resultando em uma vida útil mais longa, bem como economia nos custos de energia e manutenção. No entanto, poucas evidências existem que limpar apenas os dutos irá melhorar a eficiência do sistema.

Você pode considerar ter seus dutos de ar limpos simplesmente porque parece lógico que os dutos de ar ficam sjuo ao longo do tempo e, ocasionalmente, devem ser limpos. Desde que a limpeza seja feita corretamente, nenhuma evidência sugere que tal limpeza seria prejudicial. Não existe recomendação para que os dutos do ar sejam limpos rotineiramente, mas apenas conforme necessário. No entanto, recomenda-se que, se você tiver uma caldeira, fogão ou lareira, eles devem ser inspecionados para o bom funcionamento antes de cada estação para proteger contra intoxicação por monóxido de carbono.

Se você decidir fazer limpar seus dutos de ar, tome as mesmas precauções de consumidor que você faria na avaliação da competência e da confiabilidade do provedor de serviços.

Os provedores de serviços de limpeza de duto de ar podem dizer-lhe que precisam aplicar biocida químico no interior de seus dutos como meio de matar bactérias (germes) e fungos (mofo) e prevenir o crescimento biológico futuro. Eles também podem propor a aplicação de um “selante” para evitar que poeira e partículas de sujeira sejam liberadas no ar ou para selar vazamentos de ar. Você deve entender completamente os prós e os contras de permitir a aplicação de biocidas ou selantes químicos. Embora o uso direcionado de biocidas e selantes químicos possa ser apropriado em circunstâncias específicas, a pesquisa não demonstrou sua eficácia na limpeza de duto ou seus potenciais efeitos adversos para a saúde. Nenhum biocida químico está atualmente registrado pela ANVISA – Agencia Nacional de vigilancia Sanitária, para uso em sistemas de duto de ar com isolamento interno.

Sugerimos a consulta da NBR 14.679 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, onde descreve os procedimentos básicos para limpeza e higienização de sistemas de ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *