Coca-Cola FEMSA Ganha Mais Tempo de Atividade com os Serviços DrivePro® da Danfoss

Programa de Serviços DrivePro® oferecido no Brasil garante nível máximo de produtividade das linhas de envase na fábrica da Coca-Cola FEMSA de Maringá, no Paraná

A planta de Maringá, uma das 11 fábricas da Coca-Cola FEMSA que prestam serviços a mais de 72 milhões de consumidores no País, é pioneira na adoção das práticas recomendadas pela certificação LEED, programa da ONG americana U.S. Green Building Council. A alta produtividade com eficiência energética é uma dessas práticas, cuja estimativa anual de economia de energia chega a 5.400.000 kWh. Tecnologias e equipamentos permitem que as equipes responsáveis mantenham a linha de produção em operação sem paradas ou desperdícios imprevistos. Uma dessas tecnologias são os conversores de frequência VLT® da Danfoss.

Maior desafio é manter capacidade total de funcionamento das máquinas sem paradas imprevistas, por meio de refinado controle eletrônico da velocidade dos conversores de frequência VLT® da Danfoss
Divulgação

O maior desafio é manter a capacidade total de funcionamento das máquinas sem paradas imprevistas, por meio de refinado controle eletrônico da velocidade dos conversores de frequência VLT® da Danfoss. Isso requer manutenção preventiva eficiente, presença constante de técnicos qualificados e agilidade na resolução de problemas e na substituição de peças ou de equipamento. Tudo isso é fornecido pelo programa de Serviços DrivePro®. “Os Serviços DrivePro® trazem inúmeros benefícios. A manutenção preventiva, que vai desde pequenos ajustes nas conexões até uma análise completa dos drives, gera mais confiança em relação os nossos processos”, explica Anderson Ponchak, supervisor de manutenção da Coca-Cola FEMSA.

Mais confiabilidade e inúmeros benefícios

Os conversores de frequência VLT® da Danfoss estão presentes em três linhas de produção da Coca-Cola e em uma linha de produção de sucos
Divulgação

Os 450 conversores de frequência VLT® instalados na fábrica de Maringá estão presentes em três linhas de produção da Coca-Cola (garrafas PET, de vidro e latas) e em uma linha de produção de sucos, sendo essenciais para a operação da fábrica. Isso porque os drives controlam a velocidade das esteiras para atender as demandas de produtividade.

Um serviço rápido é outro fator determinante para a operação otimizada da fábrica. Isso é possível graças à proximidade com a EPS Service, parceira autorizada exclusiva da Danfoss, cujos laboratórios ficam a apenas uns minutos de distância da fábrica. Os técnicos estão sempre presentes para substituir as peças com rapidez, quando necessário. Como eles respondem às ordens de serviço em apenas 20 minutos, a equipe da Coca-Cola FEMSA fica mais tranquila.

O Programa de Serviço DrivePro® oferecido à Coca-Cola FEMSA envolve principalmente a limpeza periódica dos drives VLT® e uma lista técnica de análise dos equipamentos e das instalações para detectar potenciais problemas.

Confiabilidade é a palavra-chave

“No primeiro semestre de 2017, por exemplo, não tivemos paralisações causadas por problemas nos drives. Sem o Programa de Serviço DrivePro®, seria impossível antecipar possíveis paradas”, afirma Juliano Ferreira de Lima, diretor associado da EPS Service.

A sinergia com a equipe de manutenção da Coca-Cola FEMSA é evidente e fundamental. Isso porque os técnicos da EPS Service também realizam treinamento para qualificar os profissionais diretamente ligados aos cuidados da linha de produção. “Formamos nossos técnicos de manutenção para que, no dia a dia, saibam identificar potenciais erros nos processos. O programa também garante a disponibilidade do equipamento de substituição”, acrescenta Ponchak.

A fábrica de Maringá ganha em eficiência porque os técnicos da Danfoss não se limitam apenas a prever, a evitar e a resolver problemas; também ajudam os técnicos da Coca-Cola FEMSA a fazer as melhores escolhas para reduzir custos. “Além de monitorarem cada drive, eles nos ajudam a encontrar as soluções mais econômicas para a manutenção dos nossos conversores de frequência”, acrescenta Ponchak. Para o supervisor de manutenção, essa é mais uma amostra de que o Programa de Serviço DrivePro® da Danfoss ajuda a empresa a explorar novas formas de trabalho que incrementem a produtividade das operações com os melhores resultados possíveis.

O DrivePro® oferecido à Coca-Cola FEMSA envolve principalmente a limpeza periódica dos drives VLT® e uma lista técnica de análise dos equipamentos e das instalações para detectar potenciais problemas
Divulgação

Programa de Serviço DrivePro® – O rápido atendimento e a presença constante dos técnicos na fábrica de Maringá são os pontos fortes dos serviços prestados à Coca-Cola FEMSA. Com a parceria da EPS Service, que mantém profissionais qualificados à disposição da Coca-Cola FEMSA quando necessário, a Danfoss responde rapidamente às necessidades da fábrica.

Sobre a Coca-Cola FEMSA – Maior empresa de envase de produtos Coca-Cola do mundo, a Coca-Cola FEMSA está presente em dez países. No total, ela possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição e atende a mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de venda. Além disso, conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, ela está presente em 48% do território nacional, com 11 fábricas, 44 centros de distribuição, 24 crossdockings e 21 cross-trucks. A unidade de Jundiaí (São Paulo) é a maior do mundo em termos de volume de vendas de produtos da Coca-Cola. Já a fábrica de envase da Coca-Cola FEMSA em Maringá (Paraná) é o primeiro local do setor brasileiro de refrigerantes a obter a certificação LEED.

Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento,  asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 27 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *