Particularidades do Tubo Capilar

O controle de refrigeração do tipo tubo capilar é um comprimento de tubo capilar, com um pequeno e calibrado diâmetro interno. Este equipamento funciona como um constante estrangulador (obturador) ao fluido refrigerante e é normalmente equipado com filtro/filtro-secador em sua entrada para prevenir contra sujeiras ou umidade do refrigerante.

Neste caso, a quantidade de fluído refrigerante colocado no sistema deve ser            cuidadosamente controlado, pois todo o líquido irá passar para o lado de baixa pressão do sistema quando o equipamento estiver desligado, conforme a pressão se equaliza. Se tiver fluido refrigerante em excesso, causará o congelamento no lado de baixa pressão do compressor.

O princípio de operação do tubo capilar é:

  1. A) O tubo cria uma resistências ao fluxo do fluído refrigerante;
  2. B) A pressão cai enquanto um pequeno fluxo de fluído se desloca dentro do tubo até que o líquido começa a evaporar no tubo;
  3. C) Esta formação de vapor dentro do tubo provoca uma repentina queda de pressão e temperatura, aproximadamente no último quarto do comprimento dotubo capilar;
  4. D) O refrigerante, então, é resfriado para a temperatura de evaporação desejada, e sua pressão equivalente para esta temperatura.

A seleção do tubo capilar depende de quatro variáveis:

1- Comprimento do tubo;

2 – Diâmetro interno do tubo;

3 – Aglomeração das espiras;

4 – Temperatura do tubo.

É importante fazer uma observação de que refrigeradores domésticos e equipamentos da linha branca e/ou pequeno porte utilizam muito os tubos capilares pois possuem grandes vantagens neste tipo de aplicação. Assim:

  1. A) O tubo capilar usado como dispositivo de expansão não tem partes móveis, portanto apresentam muitas vantagens em função disto e não desgastam;
  2. B) As pressões se equalizam quando o equipamento desliga. Em função disto, minimiza a carga do torque do motor na partida.
  3. C)O preço do tubo capilar é muito menor em comparação às válvulas.
  4. D) Não existe necessidade de rápido efeito de refrigeração nestas aplicações, podendo ser gradual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *