Aplicativo Adaptado à Nova Legislação Facilita Trabalho de Profissionais de Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado e Refrigeração

Com o app PMOC – Ambiente Gelado, o responsável técnico precisa apenas preencher os campos apresentado na plataforma para produzir o Plano de Manutenção, Operação e Controle

Cada vez mais comuns em diversos ambientes, os aparelhos de ar-condicionado exigem uma manutenção rigorosa e periódica para impedir problemas de consumo desenfreado de energia elétrica e danos à saúde das pessoas que respiram o ar frio gerado pelo equipamento aconteçam.

A preocupação com a manutenção é tão grande que o governo publicou normas no decorrer dos anos que orientam e obrigam a realização de tarefas que conservem os aparelhos em ótimos estados de funcionamento.

Por se tratar de um assunto de grande relevância, que se refere a sustentabilidade e saúde pública, o governo publicou, no Diário Oficial da União, a lei 13.589, de 04/01/2018, que estabelece novas diretrizes sobre a manutenção dos aparelhos climatizadores.

De acordo com essa legislação, foi definido que qualquer edifício de uso público e coletivo – escolas, hospitais, recepções – que possuam ambientes climatizados artificialmente precisam dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para cada equipamento.

Esse plano é composto por uma série de documentos que abrangem informações completas sobre a edificação, do sistema de climatização, do responsável técnico e os procedimentos e rotinas de manutenção que comprovem a realização das tarefas.

A alteração da lei acarreta em algumas dificuldades aos profissionais da área que prestam o serviço de manutenção em aparelhos de ar-condicionado, que precisam esmiuçar o texto e se adequar as novas normas para oferecer um trabalho qualificado e não sofrer penalidades.

Com isso, o portal técnico, Ambiente Gelado, com o apoio da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento), está disponibilizando aos técnicos um aplicativo para smartphones (iOS e Android) e navegadores de internet que vai esmiuçar o roteiro da nova lei e tornar o preenchimento deste Plano de Manutenção muito mais fácil e ágil. “Diante dessas normas, procuramos alguma maneira de facilitar a produção do PMOC e o trabalho do profissional de manutenção. Por isso, criamos uma ferramenta que está totalmente adaptada às normas, sendo necessário apenas o preenchimento dos dados nos campos sinalizados pelo técnico”, comentou o Paulo Neulaender, um dos fundadores da empresa e idealizador da aplicação..

Denominado de PMOC – Ambiente Gelado, o app oferece um uso intuitivo e simples, com diversas funcionalidades, como cadastramento de clientes, anexo de informações sobre o local e aparelhos analisados, listagem e checklist das atividades por etapas de realização – mensal, trimestral e semestral – e agenda de tarefas futuras.

A utilização da ferramenta é bastante simples, já que a interface fornece todos os campos exigidos pela legislação, sendo necessário, apenas, o preenchimento das informações.

O aplicativo PMOC – Ambiente Gelado está disponível gratuitamente na Google Play e, em breve, na Apple Store para download e no portal pmoc.ambientegelado.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *