Estados Físicos da Matéria

As substâncias que existem em nosso planeta podem se apresentar em três estados físicos diferentes: sólidos; líquidos; gasosos. Cada um desses tipos é atribuído a depender da temperatura, pressão ou calor contido na matéria.

 

Sólidos: É quando a matéria, formada por bilhões de moléculas fortemente atraídas entre si, mantém sua forma mesmo quando não contidas em um vasilhame.

 

Líquidos: Também com moléculas fortemente atraídas, as substâncias nesse estado físico apresentam a característica de, espontaneamente, tomar a forma do recipiente em que será armazenada.

 

Gasosos: Neste caso, as moléculas possuem uma atração pequena ou até menos nenhuma entre si. Substâncias gasosas precisam ser enclausuradas em um vasilhame fechado para prevenir que escapem para a atmosfera.

 

Uma substância que contempla facilmente esses três estados para explicação é a água. Sob pressão atmosférica ao nível do mar (CNTP), seu estado físico é sólido em temperaturas abaixo de 0ºC, líquido entre 0ºC e 100ºC, e gasoso acima de 100ºC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *