Sol é Sinônimo de Lazer Para os Hóspedes e Economia Para o Resort

Empreendimento paulista investe em aquecimento solar de água e estima uma redução de 64% no consumo de energia

Pensar em um empreendimento de lazer que oferece toda a infraestrutura de um parque aquático, com as facilidades e o conforto de um resort, remete a uma imagem de sol e férias em família. Mas, no caso do Olímpia Park Resort, na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, o sol tem uma responsabilidade muito maior. A energia gerada por ele assegura um empreendimento com foco na eficiência energética e economia. A estimativa é de que, por meio de uma área coletora de 544m2, se alcance uma redução no consumo de energia de cerca de 64% ao ano.

O Olímpia Park Resort teve suas obras iniciadas em 2013. A primeira fase foi entregue recentemente e a segunda deve ser finalizada em 2019. O empreendimento, que possui um total de 912 apartamentos, precisava de uma solução de grande porte no quesito eficiência energética. Pensando nisto, a Rio Verde, construtura responsável, entrou em contato com a Solis, empresa especialista em engenharia de aplicação e assistência técnica no ramo de aquecimento solar. Em agosto de 2017, a Solis realizou o projeto de instalação das placas coletoras e equipamentos, sendo dez quadros de comando, todos equipados com controladores da Full Gauge Controls, fabricante brasileira de instrumentos para os setores de aquecimento, refrigeração e climatização. “Este projeto é o maior, em termos de metragem, já realizado pela nossa empresa”, ressalta a projetista responsável, Sally Freddi. O sistema possui uma capacidade total de 54 mil litros de água e é encarregado do aquecimento dos banhos dos hóspedes. Além da redução no consumo energético, é importante ressaltar também a economia de água: “Por meio de um anel de recirculação, com controladores da Full Gauge que garantem que a água dentro da tubulação está sempre quente, é possível garantir também uma redução no consumo, visto que não é preciso ligar o chuveiro e aguardar até o aquecimento”, aponta Sally.


A parceria entre a Solis e a Full Gauge Controls existe desde 2016, quando a empresa passou a utilizar os produtos da marca em todas suas obras. Em instalações como as que foram feitas no Olímpia Park Resort, são usados os controladores Microsol II E plus e o RT-607E plus, para o acionamento de bombas hidráulicas e resistências elétricas. O Microsol II E plus atua no comando da bomba de circulação de água, impedindo o superaquecimento e o congelamento nas tubulações. Já o RT-607E plus é um controlador de temperatura com programador horário, que permite a configuração de até oito eventos diários. Os dois instrumentos podem ser conectados ao Sitrad, software de monitoramento remoto desenvolvido pela Full Gauge Controls, que permite gerenciar as instalações a distância, apenas utilizando um dispositivo (tablet, celular ou computador) conectado à Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *