Grupo Manométrico

Os manômetros e os vacuômetros são instrumentos essenciais para instalação, regulagem e diagnose das avarias de um sistema de refrigeração e ar condicionado.

Estes instrumentos fornecem as pressões de funcionamento e as correspondentes temperaturas de saturação ou temperatura de troca do estado do refrigerante no condensador, conhecida como temperatura de condensação, e no evaporador temperatura de evaporação.

O elemento de medição do manômetro pode ser constituído por um dispositivo deformável tubular curvo, o Bourdon ou por uma fole. As deformações do elemento de medição são transmitidas através de um sistema de levas a um setor dentado e a uma engrenagem junta ao ponteiro.

Um manômetro e um vacuômetro instalados sobre um apósito coletor constituem um grupo manométrico. Este grupo, em virtude de seus registros e junções rosqueadas, permite centralizar uma parte das manobras relativas ao esvaziamento, ao carregamento e ao controle das pressões de um funcionamento da unidade.

Um limite preciso dos manômetros e dos vacuômetros usados na refrigeração e em condicionadores de ar, sejam de mola tubular ou a fole, é constituído pela sua não idoneidade de medir níveis de vácuo que são necessários pela extração segura do gás e vapor de água do circuito dos sistemas. Os níveis de vácuo obtidos com uso de bombas de vácuo podem ser medidos de maneira eficaz por vacuômetros eletrônicos adequados.

Paulo Neulaender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *