Rede de Supermercados Jaú Serve Adota Opteon™ XP40 em Nova Loja

São Paulo, 24 de janeiro de 2018 – O Supermercado Jaú Serve, rede varejista do interior paulista com 35 lojas distribuídas na região, escolheu Opteon™ XP40 como fluido refrigerante para o sistema de refrigeração de sua nova loja, na cidade de Lençóis Paulista.  Em parceria com a Chemours, empresa líder em Produtos Fluorados, o varejista deu um passo importante em direção à sustentabilidade ao eleger as soluções de baixo impacto ambiental da linha Opteon™.

Entre os produtos mais utilizados no varejo no Brasil estão os fluidos R-22, que possui potencial de degradação da camada de ozônio e de aquecimento global (GWP), e o R- 404A, que apresenta altíssimo GWP. Em decorrência das mudanças climáticas, a redução das emissões de gases de efeito estufa tem sido pauta de grandes debates internacionais e já existem regulamentações em vigor nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, que limitam o uso de fluidos utilizados pela indústria de refrigeração de acordo com o potencial de aquecimento global.

Nesse cenário, a linha Opteon™, com tecnologia baseada em hidrofluorolefina (HFO), apresenta características ambientais superiores, pois não degrada a camada de ozônio e proporciona significativa redução no potencial de aquecimento global, além de ótimo desempenho na refrigeração.

Na nova loja do Jaú Serve, Opteon™ XP40 foi utilizado em dois racks de refrigeração: um de congelados, composto por dois compressores Bitzer Octagon; e outro de resfriados, composto por três compressores Bitzer modelo 4GE. Diversos compressores Bitzer e de outros fabricantes já estão homologados para a operação com Opteon™.

Odirlei Salustiano, Diretor de Operações do Supermercado Jaú, comenta que a escolha por Opteon™ foi resultado da busca por maior desempenho termodinâmico e sustentabilidade. “Buscamos as melhores práticas de refrigeração no mercado. A utilização de Opteon™ é vantajosa do ponto de vista energético e também operacional, pois o fluido pode ser aplicado sem necessidade de adaptações em projetos originalmente desenhados para operar com R-404A. Com a decisão de mudança do fluido antes mesmo da inauguração da loja, reduzimos as emissões potenciais em 67%, além de nos beneficiarmos de uma operação mais eficiente”, explica Salustiano.

De acordo com Renato Cesquini, Gerente de Negócios da área de Fluorquímicos da Chemours no Brasil, o mercado está cada vez mais atento às novas tecnologias. “A escolha por alternativas sustentáveis e que agreguem eficiência energética à operação já é uma realidade no Brasil. Toda indústria está mobilizada neste sentido, e fabricantes de compressores e de projetos de refrigeração já estão preparados para fornecer soluções com fluidos sustentáveis como Opteon™”, explica Cesquini.

Sobre a Chemours 

A Chemours (NYSE: CC) ajuda a criar um mundo mais colorido, capaz e limpo por meio do poder da química. A Chemours é líder global em Tecnologias de Titânio, Produtos Fluorados e Soluções Químicas, oferecendo soluções aos seus clientes em uma ampla variedade de indústrias com produtos, aplicações e inovações baseadas na química. Os ingredientes da Chemours são encontrados em plásticos e revestimentos, refrigeração e ar-condicionado, mineração e na produção industrial em geral. Nossos principais produtos incluem marcas de renome como Teflon™, Ti-Pure™, Krytox™, Viton™, Opteon™, Freon™ e Nafion™. A Chemours tem cerca de 7.000 funcionários em 70 unidades produtivas que atendem a mais de 5.000 clientes na América do Norte, na América Latina, na região da Ásia-Pacífico e na Europa. A Chemours tem sede em Wilmington, Delaware, e está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo CC. Para mais informações, acessechemours.com ou siga a Chemours no Twitter em @chemours.

Chemours™, Freon™, Opteon™, Teflon™, Ti-Pure™, Krytox™, Viton™ e Nafion™ são marcas comerciais ou marcas registradas da The Chemours Company ou suas filiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *