Danfoss Lança Kit de Expansão Eletrônica Colibri

Indicado para aplicações em chillers, ar condicionado, bombas de calor e câmaras frias, kit reduz em até 20% custos operacionais

Líder global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfossapresenta o novo kit de expansão eletrônica Colibri®, constituído pela válvula de expansão eletrônica ETS Colibri®, pelo controlador EKE, por sensores de temperatura e um sensor de pressão. Indicado para aplicações em chillers, ar condicionado, bombas de calor e câmaras frias, o kit reduz em até 20% os custos operacionais.

O EKE combinado com a gama de sensores de pressão e temperatura da Danfoss permite mais precisão e eficiência energética dos sistemas HVAC. Em caso de erro do sensor, o sistema pode continuar o resfriamento no modo de emergência com base em parâmetro definido pelo usuário, ou seja, um grau de operação pré-definido.

O kit permite que o funcionamento se inicie em condições ambiente mais baixas, para evitar que o compressor pare devido à baixa pressão de sucção, abrindo rapidamente a válvula de expansão. A solução tem também proteção contra temperatura de condensação elevada (HCTP), que garante que a carga no condensador seja reduzida nos casos em que a temperatura de condensação seja muito alta, diminuindo o fluxo na válvula de expansão.

Outra vantagem do kit é relacionada ao superaquecimento, ou seja, quando este estiver abaixo de um valor mínimo definido, a válvula fecha mais rápido para proteger o compressor contra risco de líquido na linha de sucção. A novidade da Danfoss também mantém a pressão de evaporação abaixo do ponto de ajuste MOP para evitar a sobrecarga do compressor, reduzindo o fluxo na válvula de expansão.

O kit de expansão eletrônica Colibri® conta com vários algoritmos de controle que garantem superaquecimento ideal e estável. Além disso, fornece um superaquecimento apropriado, acionando a válvula de acordo com a velocidade do compressor,  ótimo para velocidade variável ou quando as condições de operação variam.

Seu modo de seleção de aquecimento e resfriamento otimiza o desempenho do evaporador ao permitir dois conjuntos distintos de configurações de superaquecimento. Com inicialização rápida, a solução assegura um superaquecimento ideal no menor período de tempo, abrindo rapidamente a válvula e evitando o corte por baixa pressão.

O isolamento galvânico elimina a necessidade de um transformador para cada EKE e um sensor de pressão pode ser usado com vários controladores. O filtro de comutação está dentro do EKE e, deste modo, não é preciso instalar um filtro externo para comprimentos de cabo maiores. Por fim, a ferramenta do assistente Koolprog orienta o usuário a configurar o controlador de forma rápida e fácil.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando mais de 25.000 funcionários e atendendo clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós emwww.danfoss.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *