Estudo de Caso Armacell: AP Armaflex® Mantém os Trocadores de Calor Livres de Congelamento (Frost Free) na Planta da Budweiser

Quando falamos de cerveja, imaginar canecas bem geladas seria desejável, mas um equipamento de processo congelado não é aceitável.

Quando falamos de cerveja, imaginar canecas bem geladas seria desejável, mas um equipamento de processo congelado não é aceitável.

Isso era o que mais preocupava Jim Peterson, engenheiro de utilidades na fábrica da Budweiser de Anheuser-Busch em Jacksonville, Flórida (EUA), quando o assunto foi os quatro trocadores de calor Shell & Tubes na cervejaria. Os tanques, que estão sempre em operação, usam amônia a -29°C para refrigerar o glicol a -10°C em vários processos de refrigeração na planta. Dadas as temperaturas extremamente frias dos tanques e o contraste do clima quente da Flórida, o isolamento correto era um fator crítico– não só pela eficiência, como também para prevenir a condensação e posteriormente causar congelamento sobre o equipamento.

Os trocadores de calor haviam sido originalmente isolados com isopor, mas estes tiveram de ser retirados quando os suportes de madeira que sustentavam os grandes tanques começaram a se deteriorar. Em seguida, os tanques tiveram de ser isolados novamente.

Em busca de uma solução rápida, de baixo custo, que iria minimizaria o tempo de parada (downtime), os engenheiros da fábrica tentaram primeiro a aplicação de um revestimento cerâmico isolante térmico nos tanques, contudo a condensação rapidamente começou a se formar e a congelar. Era hora de procurar outra solução!

Sem umidade, sem gelo

Jim Peterson tinha usado no passado isolamento de espuma de células fechadas em algumas peças pequenas de outros equipamentos e apreciado sua característica de barreira de vapor incorporado. Baseando-se nisso e no aparente desempenho do material, ele optou pela espuma elastomérica de célula fechada AP Armaflex para isolar os tanques.

O AP Armaflex de 50mm de espessura foi selecionado dimensionado para o isolamento dos trocadores de calor da fábrica da Budweiser. A espessura do isolamento foi calculada com base nas temperaturas dos tanques, que são consideradas extremas, mas se enquadram no intervalo de utilização de -56°C a 109°C do AP Armaflex. A Armacell recomenda o cálculo da espessura adequada para cada parte do sistema. A união perfeita, livre de pontes de ingresso de umidade que o AP Armaflex fornece quando devidamente instalado, ajuda a garantir que as superfícies metálicas também estejam protegidas da condensação ou do aprisionamento de umidade, que inevitavelmente, congelam e prejudicam o desempenho e a durabilidade do equipamento.

O resultado foi um isolamento de aparência limpa, confiável, e que deverá durar na planta durante vários anos. Embora Bob Mask, da Insulation Specialties, empresa da instalação, tenha admitido que cortar a espuma exigiu uma certa habilidade, o esforço para se chegar no resultado final valeu a pena.

“Estou impressionado,” comentou o Sr. Mask, “Eu acho que ficou com uma aparência muito boa e todos na planta estão muito felizes e satisfeitos”.

Disponível em tubos e mantas, a espuma elastomérica Armaflex é a mais indicada para a prevenção do ingresso de umidade e condensação. Os produtos em mantas são especificamente projetados para isolar grandes tubos e tanques. Sua flexibilidade também a torna ideal para uma obtenção de uma instalação perfeita em superfícies arredondadas. A estrutura de célula fechada de isolamento Armaflex a torna impermeável à umidade proporcionando, assim, melhor proteção contra mofo e bolor. O isolamento de espuma elastomérica Armaflex é uma solução reconhecida mundialmente.

Para mais informações sobre soluções para isolamento térmico e acústico, entre em contato conosco ou visite o nosso website.

ARMACELL SUL AMÉRICA

TEL: 0800 722 5080
E-MAIL: info.br@armacell.com
INTERNET: www.armacell.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *