Como o Refrigerista Pode Aproveitar a Nova Era nos Supermercados

Como o Refrigerista Pode Aproveitar a Nova Era nos Supermercados

Os sistemas de refrigeração em supermercados desempenham um papel de extrema importância no setor. Eles são os grandes responsáveis em manter bem conservados os produtos perecíveis, entre eles alimentos congelados e resfriados (carnes, bebidas, laticínios, entre outros).

Por essa razão, qualquer problema que ocorra com esses sistemas pode representar um grave risco ao estabelecimento, entre eles:

– Perda de produtos: a falta de refrigeração pode estragar alimentos, aumentando o desperdício e reduzindo o faturamento da loja;

– Perda de clientes: produtos sem qualidade farão com que clientes reduzam as compras e podem até causar problemas de segurança alimentar;

– Crescimentos dos custos: equipamentos em mau estado de conservação e com baixa performance aumentam o consumo de energia, além de prejudicar o meio ambiente.

Como reduzir custos em sistemas de refrigeração?

O melhor caminho para que os sistemas de refrigeração mantenham um bom desempenho e reduzam custos é realizar a manutenção preventiva. Esse cuidado evita que os equipamentos estraguem de repente, causem danos aos alimentos e influenciem nas vendas dos supermercados.

Aqui você conhece quais são as vantagens em se realizar a manutenção preventiva de equipamentos de refrigeração comercial.

Como o refrigerista pode aproveitar essa oportunidade?

O mercado de refrigeração para supermercados está em constante evolução. Mudanças no comportamento do consumidor (devido à correria do dia a dia buscam por alimentos prontos e rápidos de fazer, como os congelados) e na legislação, além da necessidade de conter os custos nos estabelecimentos, abrem grandes oportunidades para os refrigeristas.

Como o setor está se renovando e passando por diversas transformações, é importante para o técnico se capacitar para estar preparado para as soluções inovadoras nos supermercados, entre elas as manutenções de compressores e sistemas de refrigeração.

Leia sobre outras oportunidades que o refrigerista precisa estar preparado

Entre esses conhecimentos que o refrigerista deve ter para poder trabalhar com a manutenção preventiva de sistemas de refrigeração de supermercados estão:

Planejamento da manutenção preventiva: O planejamento de uma manutenção preventiva eficiente começa pela leitura dos manuais dos equipamentos, verificando as recomendações feitas pelos fabricantes.

Definição das ações que serão feitas: Isso inclui aspectos como aparência do equipamento, sistemas de vedação, condensador, evaporador, compressor, entre outros.

Manutenção do bom relacionamento com o cliente: além de todo o conhecimento técnico, que é fundamental, o refrigerista necessita manter estratégias para conquistar a confiança do cliente e, assim, estabelecer uma relação saudável e duradoura.

Portanto, entender esse novo momento de evolução pelo qual passa o setor de refrigeração em supermercados é estratégico para o refrigerista, que pode aproveitar a chance para se capacitar e ampliar o número de clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *